Estou me candidatando para Diretor de Marketing da Precisão Engenharia e foi proposto um desafio para ajudar a inovar as propostas para a diretoria em 2021. Para escrever esse texto parte do ponto “quais são minhas inspirações no marketing para 2021”. Como outras pessoas podem sentir falta de um rumo, resolvi compartilhar esse texto com vocês, espero que ajude!

Uma coisa que gostaria de deixar claro é que:

Uma invenção é quando descobrimos algo novo, geralmente relacionado a um produto ou serviço. No entanto, nem toda invenção é uma inovação.

Para inovar, é preciso gerar valor e atender a uma necessidade real. Assim, não basta ser uma novidade. É necessário haver uma aplicação.

Com isso em mente, vamos ver quais são essa empresas e pessoas, o que elas fazem e como isso entra na Precisão Engenharia.

Empresas e pessoas escolhidas – o que me chama atenção nelas

V4 Company

“O nosso negócio é vender o seu.”

A muito tempo a V4 Company está aparecendo para mim. Mesmo antes de entrar na Precisão o conteúdo deles era relevante. No começo eu não entendia muito bem o que eles faziam, mas agora quando eu preciso, já tenho um nome na cabeça. Algo muito parecido ocorre com a Rock Content, que agora se eu vejo o nome deles, sei que o conteúdo é bom.

A V4 produz bastante conteúdo no YouTube e a produção deles me chamou atenção. Mas como eles produzem isso tudo?

Aqui a imagem do canal da V4 Company, uma das minhas inspirações de 2021

Em algumas empresas não sabemos como é feito esse processo. Até mesmo na V4 é um pouco obscuro para mim, mas em um vídeo sobre Pipefy eles mostraram como era feito o mapeamento de processos deles e também como configurar esses processos no Pipefy.

Ter processos bem definidos, mapeados e configurados em uma plataforma, faz com que a produção seja mais eficiente e entregue resultados dentro de um padrão.

Como a V4 Company mapeia seus processos 

Eles usam o método SIPOC, ( Supplier – Quem fornece, Input – Entradas, Process – Processo, Output – Saídas e Client – Cliente). Isso serve para todos os processos deles, dos mais simples ao mais complexos. Tem um vídeo no canal deles, explicando como funciona cada parte.

Depois que os processos foram criados, é hora de colocar no Pipefy. A ferramenta é muito boa e relativamente simples de usar, mas é necessário se familiarizar com a plataforma.

[Como CRESCER SUA EMPRESA com PROCESSOS | Know-How]

[Como CRIAR PROCESSOS no Pipefy | Know-How]

É viável aplicar na Precisão?

Sem dúvidas é aplicável. É complicado criar e otimizar vários processos, mas podemos começar com pouco e mapear apenas os principais, como: produção de post para o blog, criação de Ebook, criação de arte para Facebook, criação de arte para Instagram e criação de email marketing.

Inclusive, podemos criar um processo para a criação de processos e assim ajudar a definir os processos das diretorias dos próximos anos.

Erico Rocha (Fórmula de Lançamento)

“Quando você foca naquilo que você tem controle, os resultados vem no longo prazo.”

O Erico Rocha traz uma forma muito interessante de fazer conteúdo.

Partimos da ideia da alimentação, a Nutella é muito gostosa e fácil de comer, se tiver uma na cozinha já dá vontade de dar um colherada, mas ninguém vive de Nutella. Para ter uma dieta saudável vamos ter que comer alimentos que aqui vamos chamar de Raíz. Esses alimentos muitas vezes não são gostosos como a Nutella, mas eles são muito necessários.

Agora vamos fazer uma analogia disso com a criação de conteúdo. O Erico cria 1 Conteúdo Raíz por semana, esse conteúdo atualmente está sendo feito no formato de podcast e traz grande valor para as pessoas que estão interessadas no assunto que ele trata (marketing para lançamento de produtos), mas para alguém que não conhece o Erico esse conteúdo é pesado demais. 

Aqui a imagem do canal do Erico Rocha, uma das minhas inspirações de 2021

Para chamar atenção de pessoas novas e manter uma conexão com a audiência, ele faz conteúdos derivados desses Raiz e chama-os de Conteúdo Nutella. Então o Raiz é um conteúdo grande (geralmente 1 hora), profundo, de muito valor e longo. Já o Nutella é curto (1 a 3 minutos) e geralmente busca assuntos mais chamativos e de fácil digestão.

Do Conteúdo Raíz a equipe dele faz outros 14 vídeos, que são cortes do principal, e dessa forma eles podem colocar 2 vídeos por dia. As pessoas que assistem os Conteúdos Nutella e gostam, ainda procuram o Raiz para entender melhor do assunto.

Esse processo gera consciência sobre o produto e leva a audiência até a conclusão da compra do produto.

[O CONTEÚDO RAIZ VS O NUTELLA | PODCAST 6 EM 7 #005]

É viável aplicar na Precisão?

Na forma atual da Precisão, acredito ainda não ser viável, pois teríamos que ter equipamentos para manter a qualidade do conteúdo e além disso, deveríamos entrar em contato com profissionais da área que seria assunto no Podcast. Dependendo de como forem as coisas até a metade de 2021, podemos fazer algum assim no final do ano, mas atualmente é pouco viável. 

Tiago Tessmann (Conversão extrema)

O Tiago e sua equipe têm vários pontos que podem ser estudados sobre marketing digital, mas o principal que quero trazer aqui é a forma com que eles trabalham o funil de vendas e fazem a jornada do cliente. A jornada do cliente na EJ é um pouco diferente, pois mesmo com contrato fechado, devemos oferecer uma experiência diferenciada para ele, mas vamos focar aqui na parte do Lead mandar uma mensagem pelo formulário de orçamento.

O que acontece na maioria das vezes, segundo o próprio Tiago, é que anunciar no Google Ads só palavras de fundo de funil é a mesma coisa que 10 leões brigarem por 500g de carne. Os leões, nesse caso, sabem que se conseguirem aquele pedaço, vão se alimentar, mas não percebem que há elefantes a sua volta e estes vão dar muito mais comida. É claro que a caça de um elefante não é fácil, mas quando der certo, vai dar muito certo e além disso a preferência de quem vai comer primeiro é quem caçou.

Agora vamos pegar essa história dos leões e imaginar na venda de um produto. Quando anunciamos termos específicos para pessoas que já estão procurando sobre aquele tema, é a mesma coisa de brigar por 500g de carne. E o preço disso é o valor do clique alto e muita vezes um público muito pequeno é atingido.

Por outro lado, podemos atacar o meio de topo do funil. No topo temos pessoas que nem fazem ideia do produto, mas que se forem atingidas da forma certa, vão começar a pensar na compra do mesmo. No meio temos pessoas que até sabem do que se trata, mas não tem consciência da transformação provocada por ele. 

Como conheci o Tiago Tessmann

Quando conheci o Tiago, me encaixava no meio do funil. Eu até sabia que para crescer na internet era importante anunciar, mas nem fazia ideia de como funciona isso. Um dia estava aprendendo um pouco sobre Google Ads e baixei o Ebook dele. Achei o conteúdo muito bom e como forma de agradecimento fui seguir ele nas redes sociais. 

Aqui a imagem do Ebook do Tiago Tessmann, uma das minhas inspirações de 2021
Esse foi o Ebook que mencionei no texto.

Hoje em dia eu sei qual produto ele entrega de fato e cogito realmente comprar o curso dele. Isso tudo porque ele está a tempos impactando as pessoas e criando audiência. 

Uma coisa importante de saber é que para escalar um produto, é necessário desbravar esse públicos grandes, que podem ser compradores, mas ainda não foram impactados. Existem alguns nichos específicos que funcionam muito bem só com fundo de funil, mas esse não é o caso do Tiago e nem da nossa EJ.

[JORNADA DO CLIENTE: A BASE PARA O SUCESSO NA INTERNET | PODCAST EXTREMO #30]

É viável aplicar na Precisão?

Acredito ser muito viável e que esse será nosso diferencial em 2021.Já começamos a atacar o fundo do funil com PMOC, e isso já trouxe resultados, agora precisamos terminar de acertar essa campanha de fundo e partir para o meio do funil. 

Em 2021 pretendo focar no PMOC e montar uma estratégia de vendas completa, do fundo ao topo, para atingir pessoas que nem faziam ideia do que era PMOC. Uma coisa importante para essa estratégia é encontrar conteúdo de valor para o cliente, mas que ao mesmo tempo faço com que ele veja a necessidade de um plano de manutenção. 

Para encontrar esse conteúdo, procurei artigos no site Elsevier. Artigos sobre ar condicionado, economia de energia e etc. 

Leila Adriano Ostoyke (Professora Empreendedora)

A Leila fala e coloca em prática uma forma muito eficiente de produção de conteúdo. Eu gosto bastante de forma que o Erico faz, mas acho essa forma da Leila mais aplicável no cenário atual da EJ (Empresa Júnior).

Tudo parte da produção de um roteiro para um vídeo. Depois que o roteiro é feito, ela produz slides para poder ilustrar o que está falando. Agora ela grava os slides e sua câmera com base no roteiro e assim ela já tem dois conteúdos, o primeiro é o slide e esse pode ser disponibilizado para download como isca digital e o segundo é o vídeo.

Desse roteiro ela produz um conteúdo o site, aqui já temos o terceiro material. Dos slides ela produz conteúdo para as redes sociais, agora já são quatro, e ainda podemos pegar o vídeo e fazer vídeos mais curtos para colocar nas redes sociais.

Gosto bastante dessa forma de produzir conteúdo, pois faz uma grande quantidade de material, sem precisar procurar coisas novas.

É viável aplicar na Precisão?

Muito viável, principalmente por não termos muito tempo para produzir conteúdos muito diferentes um dos outros. Para isso devemos organizar bem os processos e o Pipefy, para que assim que um conteúdo for produzido, passe para a próxima etapa.

Rock Content

“Ajuda empresas a entregarem experiências excepcionais para seus usuários, por meio de estratégias digitais sob medida.”

A Rock Content é referência em vários aspectos, como sua na vasta coleção de Ebooks, na Rock University e na criação de conteúdo para o blog. Já faz bastante tempo que acompanho eles e o que mais impressiona é a conexão que eles têm entre os conteúdos. 

Toda publicação tem links para uma publicação específica que fala só disso. A estratégia é criar conteúdos que são conectados e manter o usuário, além de bem informado, o máximo de tempo possível no site. 

Topic Clusters e Pillar Content - Rock Content

Essa estratégia é conhecida como Topic Clusters. Onde há um conteúdo grande e completo, mas sem profundidade, que leva para páginas mais específicas de cada assunto. A própria Rock Content tem posts explicando como fazer isso e também como tem uma planilha para ajudar a organizar o conteúdo

É viável aplicar na Precisão?

Essa estratégia é viável, porém complexa de se realizar. Depende muito da aceitação dos novos membros com a produção de conteúdo escrito, mas para isso, já estou na busca de cursos e também de referências (como livros de engenharia mecânica que falam sobre o assunto) para facilitar a produção.

Conclusão

Esse desafio ajudou a colocar no papel várias ideias que eu já tinha em mente. Com esse texto, podemos perceber que várias estratégias utilizadas por empresas e pessoas que fazem sucesso na internet, também são aplicáveis no contexto de empresa júnior. Acredito que aplicar essas coisas que já dão certo, vão fazer a empresa prosperar em 2021.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *